Esquema formal básico no cante flamenco

Castanholas
29 de março de 2019
Você sabe a origem da Feira de Sevilla?
24 de maio de 2019

Esquema formal básico no cante flamenco

A dança flamenca está absolutamente integrada à música, que possui natureza bastante expressiva, apresentando sempre uma temática desenvolvida pela poesia cantada, uma combinação dinâmica da música, da dança e das letras.

Existe uma estrutura a ser respeitada que permite a composição de coreografias e especialmente o baile improvisado. Para improvisar é preciso conhecer muito bem tais estruturas, o que fazer no estribillo, como fazer uma chamada para  o cante, por exemplo. Há uma integração entre bailaor e músicos, é um trabalho conjunto.

Maestro Sabicas

Os cantes flamencos são regidos por um esquema formal que dialoga com as correspondentes variantes segundo o estilo, e com os seguintes elementos:

Introdução:o violão inicia a peca musical a ser interpretada ,no tom e no estilo correspondente.

Temple: o cantaor templa a voz para se certificar que ele esta no tom do violão.
Variação do violão: o violão realiza um pequeno interlúdio

Saída do cante: quase todos os cantes tem uma saída característica que tem correspondência com o estilo a ser interpretado.Sao usados ayes, lereles, laralas e outros.

Variação do violão e tercio da saída: para primeira letra de uma serie de cantes se costuma escolher aquela cuja melodia se encontra no registro medio do cantaor, sem tocar tons muito agudos.

Variação do violão e tercio valente: o segundo cante poderá ser em um registro mais agudo, que alcance a tensão emocional apropriada ao momento.

Falseta: o violão, substituindo uma variação, realiza uma falseta, de composição própria ou recriando uma do repertório clássico.

Tercio da saída: a última letra serve de arremate e pode estar nos tons agudos ou simplesmente modulando ao modo maior, no caso de seguiriyas com seus cabales, tangos ou bulerías.

Arremate do violão: este pode ser uma pequena variação do arremate ou também fechar uma etapa com o cantaor, como ocorre em boa parte dos estilos.

Com o conhecimento da estrutura do flamenco somada ao seu próprio repertório de baile, um bailaor já pode iniciar alguns improvisos em juergas. Experimente!

 

Fonte: Flamencópolis.