Você sabe a origem da Feira de Sevilla?

Esquema formal básico no cante flamenco
7 de abril de 2019
Curso de Férias :: Julho 2019
29 de junho de 2019

Você sabe a origem da Feira de Sevilla?

Levante a mão você que baila flamenco e nunca bailou uma Sevillana!

Todo bailaor flamenco já bailou pelo menos uma Sevillanas na vida! Seja nas aulas ou em alguma festa, as sevillanas fazem parte do repertório de todo flamenco. Mas você sabe onde surgiram as Sevillanas e onde são bailadas na Espanha?

Vamos contar para vocês um pouquinho sobre a Feria de Sevilla, onde as Sevillanas são a atração principal da comemoração!

A Feria de Sevilla é uma festa de primavera celebrada anualmente na capital Andaluz, uma ou duas semanas após a semana santa e que está em sua 173 ª edição. As ruas são enfeitadas com tendas, as chamadas “casetas”, e recebem uma média de 500 mil visitantes por dia.
Os únicos veículos autorizados para circularem no “Real de La Feria”, como é chamado o espaço onde acontece a feria, são carruagens e cavalos, em um total de 700 por dia.
A primeira edição da feria aconteceu em 1847 com um enfoque mercantil agrícola e pecuário. Em 1973, a localização da feria mudou do Prado de San Sebastián para o Barrio de Los Remedios, onde está até hoje. Também com o passar dos anos, a festa foi tomando o espaço destinado ao mercado de gado e, a partir do século XX, as festividades foram virando o ponto alto da feria, fazendo com que a comercialização agropecuária deixasse de existir no local.

As tendas (chamadas casetas), que antigamente serviam para que os cuidadores do gado pudessem pernoitar junto ao rebanho, com o passar dos anos foram sendo diversificadas e enfeitadas de acordo com os gostos de seus proprietários, sendo colocados tablados em muitas delas para que se bailasse Sevillanas. Em 1983 foram estabelecidas normas para a montagem e a decoração das tendas, que hoje contam com uma uniformidade de tamanhos, cores e desenhos, que são listras verdes e brancas ou vermelhas e brancas.

A feria tem um portal de entrada chamada de “La Portada”, que até o ano de 1986 foi a porta da extinta muralha Sevillana, chamada de “La Puerta de San Fernando”. Com a sua derrubada, foi construída uma passarela no ano de 1896, que era iluminada por luzes de gás e focos elétricos, mas que, com o alagamento da Rua San Fernando no ano de 1906, foi derrubada.
Somente em 1949 um grande portal foi instalado, tradição que permanece até hoje, sendo construído um portal diferente a cada ano e, no momento em que o prefeito da cidade aperta um botão e as luzes do portal vão se ascendendo, é dado início a feria.

A gastronomia da feria conta com peixes fritos na noite do “pescatito”, que acontece de sábado para domingo e, nos outros dias, com as famosas tapas sevillanas, os “buñuelos”, que são bolinhos como donuts e os “calentinos”, como são chamados os churros em Sevilla. A bebida tradicional da feria é o “Rebujito”, uma mistura refrescante de vinho branco seco e limonada ou refrigerante de limão. As mulheres usam trajes e acessórios flamencos e a dança e o cante ficam por conta das tradicionais Sevillanas, que são bailadas desde a primeira feria, já que têm origem na capital Andaluz, em seu folclore popular, quando suas composições eram conhecidas como “seguidillas castelhanos”.

As Sevillanas fazem parte das festividades andaluzes, são bailadas em pares, trios ou grupos e trazem ainda mais alegria para as festas.

Aqui no Brasil bailamos as Sevillanas em nossas escolas, espetáculos e tablaos.

Venha você também bailar uma Sevillanas conosco, no dia 02/06/2019 teremos o concurso de Sevillanas no evento Domingos Flamencos no Café Piu-Piu, a partir das 20:00. Vamonos!