
Somos mais que um espaço de dança e música, somos um local de pesquisa e aprofundamento da Arte Flamenca.
Em 1992 um grupo de artistas profissionais ligados à música, dança, teatro e artes plásticas, reuniu-se para criar um grupo de Arte Flamenca: nascia o grupo RAIES, KOMPANHIA DE TEATRO DANÇA E ARTE FLAMENCA.
Desde sua fundação o RAIES esteve interessado em pesquisar a linguagem flamenca, tanto na sua teatralidade, e expressividade, quanto nas relações que podia estabelecer com a cultura brasileira.
Dessa forma seus espetáculos foram sempre inovadores e colaboraram para constituir a linguagem do flamenco feito no Brasil. Destacou-se no cenário da dança flamenca, em 1996, o espetáculo “FLAMENCAS - Uma História de Mulheres”, que reuniu os mais importantes nomes do flamenco jovem brasileiro.
Com o amadurecimento do trabalho, o RAIES assumiu uma sede própria com a proposta de aprofundar o ensino da Arte Flamenca. Assim em 1998 foi inaugurado o RAIES DANÇA TEATRO, em São Paulo.
No novo espaço, a pesquisa de linguagem pôde ser aprofundada em direção ao conceito de teatro-dança e, todos os anos, o RAIES apresenta espetáculos que incluem seus alunos nessa perspectiva de apresentar um flamenco brasileiro.
Não brasileiro porque utiliza mesclas com a cultura brasileira em si, mas sim brasileiro porque resgata a expressividade flamenca pura, através de almas brasileiras. Há quem ache que isso não é possível. Nós sabemos que é!!
Dani Nefussi
Professores

Deborah Nefussi
Diretora artística e professora do Raies Dança Teatro, bailarina e produtora de eventos culturais formou-se em balé clássico com Elza Prado onde iniciou seus estudos de flamenco e também na mesma época com a professora Laurita Castro no TBC. Viveu na Espanha em 1992, onde ganhou uma bolsa de estudos em Granada e depois voltou à Espanha várias vezes para se aperfeiçoar. Participou como coreógrafa e bailaora em diversos espetáculos de flamenco em todo o Brasil e também da cursos em vários estados do pais

Dani Nefussi
Iniciou seus estudos em teatro há quase 40 anos, formando-se como atriz pelo Teatro Escola Macunaima e como Diretora Cênica pela USP. Atuou na vanguarda paulistana tendo fundado o grupo Teatro da Vertigem e foi atriz e professora do CPT de Antunes Filho. Participa de vários longa-metragens e séries, tendo sido premiada com o Candango de Cinema em 2009, e participado do Berlinale na Alemanha e Festival de Havana em Cuba, em 2016. Atua também como cantora, iluminadora, produtora, professora de expressão e consciência corporal e terapeuta floral. É diretora cênica do Raies Dança Teatro desde sua fundação.

Isadora Nefussi
Iniciou seus estudos de flamenco aos 5 anos no Raies Dança Teatro onde segue dando aulas desde 2015. Fez vários cursos com professores nacionais e internacionais no Brasil e na Espanha. Também cursou balé clássico e jazz e faz aulas de teatro na Oficina dos Menestréis desde 2014. Em 2018 ingressou na universidade Anhembi Morumbi, onde está estudando Bacharelado e Licenciatura em Dança.

Carolina da Mata
Bailaora flamenca, produtora e fisioterapeuta, iniciou seus estudos no Flamenco em 1994. Fez aulas e cursos com os principais maestros nacionais e internacionais. Foi bailaora do “Grupo Zyryab Dança e Arte Flamenca” desde a sua fundação (1994-1999) e estagiária e bailaora do Raies Kompanhia de Teatro Dança e Arte Flamenca de 1996 a 1998. Fez parte da Companhia D’art Flamenco do Brasil como bailaora e assistente de direção de 1999 a 2005. Atualmente realiza trabalhos solo e com diversos profissionais e é professora do Raies Dança Teatro, Clube Paineiras do Morumbi, Anhembi Tênis Clube e Anacã Estúdio de Dança. Desde 2009 produz a Feira Flamenca Brasil.
Nosso método de ensino está focado no aprendizado do aluno de acordo com seu potencial, disponibilidade de tempo e vontade de absorver conhecimento, sempre com um olhar específico para cada um. Acreditamos que todos podem bailar a seu tempo, através do estudo e dedicação.
Módulos de Aula

Iniciante
Início do aprendizado da técnica flamenca, através de exercícios de coordenação motora, colocação postural, ritmo e sapateado. Pequenas sequências coreográficas e estudos de Palos como Tangos, Fandangos, Sevillanas…

Intermediário
Aprimoramento da técnica de sapateado, ritmo, corpo e giros, através de exercícios e sequências coreográficas mais complexas. Estudo dos Palos como Alegrias, Solea por Bulerias, Guajira, etc. Início do aprendizado com alguns elementos do flamenco como castanholas e leques.

Avançado
Preparação técnica e de interpretação cênica do aluno, para ingressar num estudo bem mais aprofundado e específico da arte flamenca. Estudo dos Palos jondos como Solea, Seguiriya, Taranto, etc… através de coreografias complexas, conhecimento das estruturas dos bailes e cantes.