Inspiração: La China
1 de julho de 2019
Inspiração: Carmen Amaya
19 de agosto de 2019

La Leyenda del Tiempo

Você conhece o famoso álbum “La Leyenda del Tiempo”, de Camaron de La Isla? 

O álbum, o décimo do artista, foi um verdadeiro marco no mundo do Flamenco e no último dia 16 de junho completou 40 anos! É um verdadeiro marco, um antes e um depois no mundo do flamenco.

Foi uma das obras mais importantes do Flamenco que incorporou o blues e o jazz sem perder a essência mais tradicional de suas raízes flamencas. Contou com a produção (além de algumas letras) de Ricardo Pachón e a participação de artistas renomados, como o guitarrista Tomatito, que com sua guitarra tornou-se o grande companheiro de Camaron, Kiko Veneno, Raimundo Amador, Rafael Marinelli, Pepe Roca, Manolo Rosa, entre outros. 

Apesar de ter sido recebido com relutância por alguns artistas puristas, a obra foi ganhando adeptos com o passar dos anos, tanto por parte dos artistas flamencos, como a crítica e o público, os quais reconheciam as contribuições que o álbum havia levado ao gênero flamenco. La Leyende Del Tiempo, também levou Camaron a ser considerado o melhor cantor de todos os tempos, com uma enorme força criativa e desconectando sua imagem à de Paco de Lucía.  

Inicialmente, o álbum não parece tão inovador já que metade das músicas são de estilo semelhante ao flamenco tradicional, incluindo Romance Del Amargo, Homenaje a Federico e Bahía de Cádiz, mas as músicas do álbum revolucionário, resultado de um encontro do cante raiz com sons de modernidade, são curtas e as letras são trechos de poemas de Federico García Lorca. Ouça Volando Voy de Kiko Veneno, que é uma mistura de rock flamenco com violão e percussão.

Conheça o álbum completo que está disponível aqui no Spotify.

Faixas

  1. “La leyenda del tiempo” (Federico García Lorca/Ricardo Pachón) – 3:41
  2. “Romance del amargo” (García Lorca/Pachón) – 3:47
  3. “Homenaje a Federico” (García Lorca/Pachón/Kiko Veneno) – 4:10
  4. “Mi niña se fue a la mar” (García Lorca/Pachón/Veneno) – 3:05
  5. “La tarara” (Popular/Adaptação: R. Pachón) – 3:46
  6. “Volando voy” (Veneno) – 3:25
  7. “Bahía de Cádiz” (Pachón/Fernando Villalón) – 2:56
  8. “Viejo mundo” (Omar Khayyam/K. Veneno) – 2:45
  9. “Tangos de la sultana” (Antonio de Casas/Pachón/Francisco Velázquez) – 4:29
  10. “Nana del caballo grande” (García Lorca/Adapt. musical: R. Pachón) – 4:58

 

Após sua compreensão, o álbum tornou-se um clássico e recebeu diversas homenagens, sendo tema de espetáculos flamencos pelo mundo todo, inclusive do espetáculo do Raies em 2016.  

Se você está começando a se apaixonar pelo mundo Flamenco, La Leyenda del Tiempo será seu melhor companheiro.