Agenda | Novembro e Dezembro 2018
26 de novembro de 2018
Esquema formal básico no cante flamenco
7 de abril de 2019

Castanholas

HISTÓRIA

As castanholas são um instrumento de percussão representativo da música flamenca espanhola, que apresenta um som característico e  juntamente com o violão clássico espanhol ou flamenco, fazem parte do folclore e da cultura da Espanha. Feitas de madeira, estas são duas peças côncavas unidas por um cordão que deve ser feito para bater umas nas outras para produzir seu som.
As castanholas têm mais de três mil anos de criação, sua invenção é cunhada aos fenícios que elaboraram as primeiras castanholas ou gravetos, usando madeira comum e graças ao comércio expandiram-se pelo Mediterrâneo, acentuando-se em países como a atual Croácia ou Itália. . No entanto, foi a Espanha que acolheu as castanholas em sua cultura, dando-lhes o lugar e importância que têm hoje, especialmente na música flamenca.
Mas muito antes de serem usados no flamenco, as castanholas já tinham seu lugar na música clássica. Santiago de Múrcia, um dos mais importantes violonistas e compositores espanhóis do barroco, compôs interlúdios satíricos chamados “jácaras” onde as castanholas tiveram um papel fundamental. A variação foi a técnica composicional deste autor, onde um tema foi repetido ao longo do trabalho apresentando várias mudanças. Então, ele conseguiu criar fandangos interessantes em 1730, onde a guitarra clássica e, claro, as castanholas se destacaram.
Bocherini, compositor e violoncelista de origem italiana, compôs em 1798 um trabalho para o infante Luis Bourbon e Farnese, onde as castanholas tiveram um papel de liderança. Por sua parte, Richard Wagner, um compositor alemão, produziu uma ópera chamada Tannhauser em 1845, onde o som das castanholas em Venusberg pode ser apreciado.
Entrando no século XX, o compositor e professor Joaquín Rodrigo compôs sua obra chamada Dos Danzas Españolas para Lucero Tena. Peças fundamentalmente criadas para castanholas e orquestras, que estreou no teatro Pérez Galdós, em 1966. Agora, como foi que as castanholas deixaram de ser apenas um instrumento musical para ser o instrumento que acompanha uma bailarina de flamenco?
Em meados do século XIX foi criada a Escola de Bolera de Baile, onde os melhores bailarinos foram preparados para serem apresentados nos teatros espanhóis e fazerem parte da Europa, especialmente Paris, na França. A maior atração desta escola foi, sem dúvida, o uso de castanholas como acompanhamento da dança centrada no movimento das armas. Esta técnica não é exclusiva da Escola Bolera, mas também pertence ao flamenco e faz parte das semelhanças compartilhadas por ambas as expressões cênicas.
Desta forma, as castanholas, embora sejam um marco no flamenco, são também frequentemente usadas em outras expressões folclóricas espanholas. De fato, as castanholas também fazem parte da expressão do folclore em Portugal e em outros países ibero-americanos. Finalmente, as castanholas são um acompanhamento chave na dança e na estrutura rítmica de várias composições musicais, sendo um dos mais interessantes e antigos instrumentos de percussão que sobreviveram com o passar do tempo até se tornarem o símbolo de toda uma cultura e principalmente de flamenco na Espanha.

INICIANDO COM AS CASTANHOLAS

Se você quer experimentar uma aula e não possui uma castanhola, experimente a de uma amiga. Las Pollopas  são castanholas de plástico mais baratas, projetadas para iniciantes ou crianças. As castanholas de melhor qualidade sugerimos que as adquira após um pouco de prática. Um fato importante é que existem tamanhos diferentes, apropriados ao tamanho das mãos de cada pessoa. Por exemplo, um adulto com mãos muito grandes precisará de castanholas maiores.
A primeira coisa a verificar é que, das duas castanholas, cada uma tem um som mais aguda e outra mais grave.
castanhola aguda é colocada sobre a mão direita e mão esquerda grave (se conhecido não distingue o som, podem ser distinguidos porque a castanhola direita tem um construído na linha superior, onde as castanholas são separados). Eles devem ser colocados nos polegares de cada mão, primeiro no final que tem o nó e depois o outro. É essencial que as castanholas estejam apertadas aos polegares, mas sem apertar excessivamente a casca, caso contrário as ressonâncias não ocorreriam.
Para poder manusear bem as castanholas é muito importante colocar os dedos corretamente. A posição correta é com as pontas dos dedos voltadas uma para a outra e as palmas voltadas para o corpo.
Aqui no Raies, temos aulas regulares para quem quer aprender Castanholas, venha fazer uma aula experimental conosco e aprender a tocar Castanholas:
Intermediário:
4ª Feira: às 20h
5ª Feira: às 19h
Sábado: 12h
Inscrições pelo email raies@flamencobrasil-raies.com.br
Te esperamos!
Fonte Wikipedia  e Barcelona Y Flamenco.
Imagem: wikihow